FAQ - WWW.PROGRAMASOBREAVIDA.COM.BR

1. O QUE É O PROGRAMA SOBRE A VIDA™?

O Programa Sobre a VIDA™ é um programa de suporte, que tem o objetivo de agilizar e facilitar o processo de acesso ao tratamento dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata avançado e com prescrição de enzalutamida.

2. QUAIS PACIENTES SÃO ELEGÍVEIS AO PROGRAMA?

Apenas pacientes NOVOS com prescrição de enzalutamida, com plano de saúde vigente, diagnosticados com câncer de próstata metastático resistente à castração (CPRCm), câncer de próstata não metastático resistente à castração e câncer de próstata metastático sensível à castração (CPSCm) são elegíveis. Os pacientes do sistema público de saúde não serão elegíveis ao programa, sendo orientados a buscar suporte junto a associações de pacientes.

3. QUAIS OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA?

Suporte documental (caso o médico opte pelo oferecimento deste serviço a seus pacientes): pacientes com câncer de próstata não metastático resistente à castração, câncer de próstata metastático sensível à castração (CPSCm) e pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração (CPRCm).
Início de tratamento do Xtandi® gratuito no primeiro mês: pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração (CPRCm).


4. QUALQUER PROFISSIONAL DE SAÚDE PODE CADASTRAR-SE NO PROGRAMA SOBRE A VIDA™?

Não. Apenas médicos oncologistas e urologistas terão o cadastro aprovado

5. O MÉDICO PRECISA SE CADASTRAR NO PROGRAMA SOBRE A VIDA™?

Sim. O médico precisa aceitar a Política de Privacidade de Dados e os Termos e Condições do Programa para poder efetuar o cadastro. Isso é necessário mesmo que o médico não queira acessar os Relatórios de Pacientes do Portal do Programa, pois o paciente durante o cadastro precisará fazer um upload da Prescrição, que conterá informações do médico e, além disso, o médico será contatado pela central de atendimento para informar o estágio da doença do paciente.
Para orientações sobre o cadastro, clique aqui.


6. OS MÉDICOS NÃO RECEBEM SUA SENHA ASSIM QUE CONCLUEM O CADASTRO?

O cadastro do médico precisa passar pela aprovação da central do programa. É validado o CRM e confirmada a especialidade médica através de bases de dados públicas. Por esse motivo, a senha não é gerada imediatamente. Esse processo pode levar até 12 horas úteis.

7. O MÉDICO PODE CADASTRAR UM PACIENTE NO PROGRAMA SOBRE A VIDA™?

Não. Somente o paciente pode realizar o seu cadastro, porém o médico desse paciente precisa estar cadastrado no programa antes de o paciente iniciar o cadastro.

8. O QUE O PACIENTE PRECISA FAZER PARA SE CADASTRAR?

O cadastro no programa é simples, fácil e rápido! Basta o paciente acessar http://www.programasobreavida.com.br/Paciente Ele precisará informar os seguintes dados:
  • Nome completo.
  • CPF.
  • Dois telefones de contato (fixo e celular).
  • Aceitar os Termos e Condições do Programa e a Política de Privacidade de Dados.
  • Informar o nome do plano de saúde vigente.
  • Tirar uma foto da própria receita realizada e fazer o upload na ferramenta.
  • Enviar. Pronto! A central de atendimento fará uma avaliação das informações, contatará o médico, para confirmar o estágio da doença, e o paciente, para finalização do cadastro e início do suporte documental.
9. O PACIENTE PODE SE CADASTRAR ATRAVÉS DO TELEFONE DA CENTRAL DE ATENDIMENTO DO PROGRAMA SOBRE AVIDA™?

O cadastro inicial poderá ser realizado pelo site ou através da Central de Atendimento.

10. QUAIS INFORMAÇÕES PRECISAM CONSTAR NA PRESCRIÇÃO MÉDICA?
  • Nome do paciente.
  • Nome do medicamento.
  • Posologia.
  • Data.
  • Carimbo.
  • Assinatura do médico.


11. O QUE ACONTECE APÓS A REALIZAÇÃO DO CADASTRO DO PACIENTE?

Após o upload da receita e confirmação do cadastro, a central de atendimento verificará se todas as informações estão completas, captará os dados da operadora de saúde e entrará em contato com o médico em até 1 dia útil para confirmar o estágio da doença, a fim de definir os serviços a que o paciente será elegível.

Após a obtenção dessa informação, a central de atendimento realizará uma chamada ativa ao paciente em até 1 dia útil para explicar o regulamento do programa, finalizar o cadastro e informar o paciente sobre os procedimentos para solicitação da cobertura do custeio do tratamento via Operadora de Saúde.

12. APÓS A LIGAÇÃO ATIVA DA CENTRAL SOBRE A VIDA™ PARA O PACIENTE E A FINALIZAÇÃO DO CADASTRO, O QUE ACONTECE?

Após a finalização do cadastro, o Programa Sobre a VIDA™ indicará ao paciente quais são os documentos necessários para envio à sua operadora para a solicitação da cobertura do tratamento.

Para pacientes com câncer de próstata não metastático resistente à castração e câncer de próstata metastático sensível à castração (CPSCm), o programa dará suporte telefônico até o momento em que receber a aprovação ou a negativa do tratamento. Cada Operadora de Saúde tem o seu processo administrativo e terá seu prazo de resposta, a central de atendimento entrará em contato a cada 7 dias após a solicitação para acompanhar o acesso ao medicamento. Caso a negativa ocorra, a central de atendimento poderá continuar auxiliando o paciente para entender a razão da negativa. Se o motivo estiver relacionado à não cobertura do tratamento pelo plano, a central de atendimento informará que o suporte do programa foi concluído. Caso o motivo da negativa esteja relacionado a alguma documentação ou informação pendente, o programa continuará dando o suporte documental até obter a aprovação ou a negativa do tratamento.

Para pacientes com CPRCm, além do suporte documental, o programa entregará no endereço residencial do paciente o 1o mês de tratamento gratuito após confirmação do envio dos documentos pelo paciente à operadora de saúde. Quando o paciente confirmar que recebeu a primeira caixa de tratamento via plano de saúde, a central de atendimento informará que o suporte do programa foi concluído.

13. COMO O PACIENTE ELEGÍVEL TERÁ ACESSO AO INÍCIO DE TRATAMENTO NO PRIMEIRO MÊS?

Os pacientes elegíveis (CPRCm) ao recebimento do início de tratamento receberão a medicação no seu endereço residencial em até 72 horas, após comprovação do envio da documentação pelo paciente à Operadora de Saúde.

14. COMO FUNCIONA O SUPORTE PARA ACESSO AO MEDICAMENTO?

O Sobre a VIDA™ é um programa para facilitar o acesso ao tratamento e oferecerá o suporte documental que deve ser autorizado pelo médico. Este benefício tem como objetivo informar o paciente a respeito do procedimento necessário para solicitar o medicamento à sua operadora de saúde e acompanhá-lo durante essa etapa crucial do processo.

15. O PROGRAMA ENTRARÁ EM CONTATO COM O MÉDICO? EM QUAIS CASOS?

O médico será contatado para informar o estágio da doença do paciente, essa informação definirá o tipo de suporte a que o paciente será elegível.

Além disso, a central de atendimento do programa poderá entrar em contato com a clínica através do telefone informado pelo médico no momento do cadastro para solicitar alguma informação em nome do paciente, quando necessário e autorizado por ele. No caso das clínicas que fazem a solicitação do medicamento do paciente junto à operadora de saúde, a central de atendimento entrará em contato com a clínica para confirmar se a solicitação da medicação foi realizada e, então, poder informar ao paciente com CPRCm que ele receberá gratuitamente o 1o mês de tratamento enquanto ocorre a aprovação via operadora de saúde.

16. COMO A ATENDENTE CONFIRMA QUE A DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA À OPERADORA?

A atendente durante a ligação fará um checklist para avaliar se os documentos foram entregues. Além disso, os atendentes farão contatos ativos com os pacientes para acompanhar se eles receberam a aprovação da operadora de saúde.

No caso de pacientes em que a solicitação da aprovação da cobertura do tratamento via plano seja realizada pela clínica, a central de atendimento do programa entrará em contato com a clínica para confirmar se os documentos do paciente foram entregues.

17. O PROGRAMA TERÁ COMO CONFIRMAR QUE A ENTREGA DO MEDICAMENTO FOI REALIZADA PARA O PACIENTE CORRETO?

Sim. Tão logo o sistema do programa apresente a informação de realização da entrega do medicamento ao paciente, a central de atendimento ligará para o paciente para confirmar o recebimento.

18. O PACIENTE PRECISARÁ ASSINAR ALGUM DOCUMENTO PARA ADERIR AO PROGRAMA?

Não. O aceite para adesão ao programa será feito eletronicamente no momento do cadastro via website, após aceitar os Termos e Condições do Programa e a Política de Privacidade de Dados.

19. EXISTE ATUALMENTE UMA PREOCUPAÇÃO COM A QUESTÃO DA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS. COMO O PROGRAMA SOBRE A VIDA™ SE POSICIONA EM RELAÇÃO A ESSA QUESTÃO

O programa foi montado com base em rígidas normas de segurança de dados exigidas por IT da Astellas e adequadas à nova Lei Geral de Privacidade de Dados (LGPD).

O programa proverá segurança no que diz respeito à proteção dos dados de pacientes e médicos vinculados. É muito importante mencionar que a Astellas NÀO TERÁ ACESSO a qualquer dado individual de pacientes cadastrados. Todos esses dados serão tratados pela empresa que gerenciará o programa, com a máxima ética frente à proteção de dados.

SIST-PROM-003-21 |076-6493-PM | FEV/21